A um clique de distância, o Google tornou-se o verdadeiro guru. O empresário de hoje não precisa mais subir a montanha em busca do misterioso mestre que tem todas as explicações: na palma da mão, o Google já tem as respostas para todas as perguntas.
Mais do que auxiliar na busca por todo e qualquer assunto e tirar dúvidas sobre as mais diferentes áreas, o buscador contém também ferramentas que ajudam a entender o comportamento das pessoas que acessam não só o Google em si, mas também o site da sua empresa.
Análise de dados e tendências
Usando opções gratuitas de análise, o empreendedor pode planejar ações de marketing digital e vendas com base em dados disponibilizados pela plataforma. Ao instalar o Google Analytics em um website, é possível analisar desde a origem dos visitantes, até o comportamento deles dentro do site. Quais páginas acessaram, qual o caminho percorrido, quanto tempo ficaram em cada página, como chegaram até o endereço e até quais as páginas com maior taxa de rejeição (aquelas em que o visitante chega por ela e sai sem ir para nenhuma outra página ou fazer nenhuma outra ação no site). E o próprio Google oferece treinamentos gratuitos para aprender como tirar o maior proveito por meio de cursos online do Analytics.
Outra importante ferramenta oferecida de forma gratuita é o Google Trends, uma plataforma que mostra a quantidade de buscas de uma determinada palavra-chave em um determinado período e por região. Por ali é possível entender o volume de perguntas relativas a um assunto ou ver a curva de crescimento ou diminuição de interesse em algum tema, por exemplo.
Essa é uma excelente ferramenta para planejar desde conteúdos para o blog da sua empresa, até para avaliar o lançamento de um serviço ou produto no mercado de acordo com o interesse do público.
E se você ainda não tem um blog empresarial, está perdendo tempo. Além de ser o seu próprio veículo de comunicação, o blog é uma forma de ter as respostas que seus potenciais clientes perguntam ao Google. Ele leva pessoas para seu site, ajuda a aprimorar o posicionamento das palavras-chave ideais para o seu negócio e pode ser parte importante da jornada de compra do seu cliente ao oferecer conteúdos das diferentes etapas do funil de vendas.
Outra plataforma oferecida pelo Google é o Think With Google. Um portal com artigos voltados para inovação, dados e insights, o site faz uma curadoria e traz informações relevantes e atualizadas sobre marketing, como UX, design e métricas, além de reunir informações sobre tendências de consumo e comportamento do consumidor. Também é possível se inscrever para receber por email as notícias e novidades que são mais interessantes para o seu negócio.
Interpretando dados e o momento de compra do lead
Porém, é importante ter em mente que apenas ter um site com blog e entender o básico de análise dos dados não é o suficiente para tomar decisões para o seu negócio. É preciso, antes de tudo, avaliar a presença online do seu negócio, ver se sua empresa tem maturidade digital para atuar ativamente e com frequência, colocando em prática as boas ações de marketing digital usando positivamente as informações fornecidas.
Um bom CRM também vai colaborar para a análise de dados e do perfil dos clientes em potencial, auxiliando a tomar as decisões de abordagem e venda no momento correto e propício para o lead.
Lembre-se que só unindo as ferramentas disponíveis e sabendo ler os dados e métricas – e fazendo um acompanhamento diário e constante dessas informações –você vai conseguir extrair o máximo dos elementos disponíveis na internet para tomar as decisões corretas e vender mais.
Por Rachel Sardinha, jornalista e diretora de marketing da agência VOCALI.