Central de atendimento: como fazer um bom atendimento

O telefone ainda é um importante veículo de contato entre a empresa e seus clientes. No entanto, em diversas ocasiões, as ligações podem não estar cumprindo um papel tão satisfatório ou não estão sendo pensadas de maneira a colaborar com o processo de vendas da sua empresa.

Os centros de atendimento recebem, diariamente, centenas de ligações que resultam, muitas vezes, em fidelização e, consequentemente, aumento das vendas. Por isso, na criação de estratégias para a ampliação de suas vendas o atendimento ao cliente é um importante ponto a ser pensado.

Você, assim como muitos outros, sente que a central de atendimento da sua empresa não está sendo tão efetiva quanto você gostaria no relacionamento com os cliente? Então fique na leitura deste texto que iremos trazer algumas soluções para otimizar o atendimento telefônico realizado na central de sua agência.

O mercado de negócios está sendo adaptado constantemente com novas tecnologias e isso impacta, diretamente, os mecanismos utilizados para o atendimento ao cliente em empresas.  

Não basta apenas pesquisar e estudar o interesse dos consumidores e das necessidades do mercado. A implantação de novas tecnologias nas ferramentas que possam  potencializar o uso das ligações telefônicas para intensificar as vendas é um divisor de águas que deve ser adotados pelas empresas intencionadas em se diferenciar na sua área de atuação.

Tendo em mente que as ligações telefônicas ainda são um importante veículo de busca de informações e realizações de vendas, levando em conta seu potencial, existem diversas ferramentas que podem ser implementadas na sua central de atendimento e trazer resultados positivos para sua agência. Gostou? Vamos ver alguns delas:

 Rastreamento de ligações: mais do que apenas saber de qual canal a ligação está vindo, o rastreamento de ligações é uma importante ferramenta para o marketing digital, de modo que, a partir de saber qual propaganda está trazendo maior número de ligações, poder dirigir os assuntos dos conteúdos em canais com maiores visualizações e retornos.

Gravação de ligações: esta ferramenta é necessária para, após o término de uma ligação, tentar detectar quais ações e abordagens colaboraram para um resultado positivo ou negativo no processo de comunicação com o cliente. Poder ter acesso à ligações telefônicas já terminadas pode ser um método avaliativo e eficaz para a mensuração de falas e discursos benéficos ou não, tendo como propósito aprimorar os métodos de atendimento.

Inteligência de voz: através de uma ligação, o software que possuir esta ferramenta poderá perceber, através de análise, qual interação entre cliente e atendente tiveram maiores resultados positivos ou não. Podendo identificar, até mesmo, oportunidades de venda em uma ligação.

Mas como fazer do telefone -uma ferramenta já antiga- uma tecnologia atualizada?

Fazendo uso de softwares novos você consegue atualizar as funções das ligações telefônicas e transformar a central de atendimento com estratégias boladas com o uso de outras tecnologias. Mesmo muitos achando que sim, as ligações não  perderam espaço no mercado de negócio hoje, pelo contrário, elas receberam novas funções e utilidades. A partir disso, trazer para o dia-a-dia das transações da empresa pode ser uma resposta para o aumento das suas vendas.

Central de atendimento: como desenvolver?

Não é necessária uma revolução dentro do da central de atendimento da sua empresa para tornar ela atualizada e desenvolvida com o mercado de negócios, com a implementação das tecnologias presentes no call tracking você já consegue resolver esse problema e otimizar sua vendas.

Complicado? Vamos em partes:

Com a implantação de um software de call tracking você terá condições para mensurar a quantidade de telefonemas perdidos, de onde eles estão sendo dimensionados -trazendo, assim, um conhecimento prévio das intenções daquele que está telefonando- rastrear ligações, entre outras funções.

Com o auxílio dessas aplicações, a central de atendimento possuirá um maior conhecimento do público com quem está se relacionando, construirá estratégias mais eficazes e com maiores resultados, poderá ter um maior acesso às informações dos clientes e criar comportamentos e abordagens que se mostrem positivos em uma ligação telefônica.

Através da , a central poderá criar treinamentos para os atendentes com base em análise feitas pelo software de call tracking, sendo visto, desta forma, pelas empresas como uma solução para os problemas vinculados à ligação telefônica, transformando dados recebidos em conhecimentos importantes sobre clientes e leads.

Central de atendimento: como escolher a melhor plataforma?

No processo de maximizar sua vendas e diminuir a evasão de clientes, a escolha de uma plataforma é uma das etapas mais importantes. Ao buscar por soluções de softwares e ferramentas que contribuam para o avanço na sua central de atendimento, você deve conhecer as necessidades da sua empresa e o que é necessário para geri-la com maior qualidade e aperfeiçoamento.

Provavelmente a central de ligações da sua agência possui um método de operação de atendimento seguido nos serviços via telefone. Portanto, o aconselhado é obter uma plataforma que junte todos os canais necessários, juntamente com os procedimentos de atendimento, para desempenhar funções que demonstrem resultados.

Pois bem, e é aí que o software de call tracking se encaixa de novo, através de serviços voltados à inteligência artificial e gerenciamento de leads telefônicos.  

Central de atendimento telefônica: vantagens e desvantagens

O mau uso da central de atendimento pode gerar uma má comunicação com os públicos e passar uma imagem ruim da empresa, criando conflitos e, como resultado, ocasionar perda de clientes ou leads telefônicos.

No entanto, saber utilizar a central de atendimento te aproxima com seu cliente e estabelece uma relação de compartilhar informações via telefone. Quando alinhados à algum método operacional ou sistema de mensuração e leitura de dados, o atendimento ao cliente demonstra diversas vantagens para as áreas atuantes na organização. Ao se tratar do atendimento ao cliente, não apenas é satisfatório o repasse de informações, mas demonstrar que as necessidades dos clientes são também um ponto a ser pensado nas ações das empresas.

Com um bom atendimento telefônico -com base em análise de dados arrecadados por sistemas de call tracking- o lead ou prospect se sentiram mais favoráveis a criar ou manter relacionamento com a empresa. E, a partir disso, ocasionar um aumento na fidelização e, consequentemente, o aumento do budget da empresa.

Qual a importância da central de atendimento para a retenção de clientes?

Resultados da pesquisa realizada pela empresa TNS InterScience mostram que 51% dos entrevistados prezam primeiramente pelo atendimento e só depois pela qualidade do produto ou serviço ofertado. A partir disso, percebemos que um bom atendimento é de extrema importância para sustentar uma relação com o cliente.

Tá, mas como eu posso demonstrar maior atenção às necessidades dos meus clientes para não perder a fidelização?

A valorização e preocupação com as necessidades do consumidor pode ser demonstrada com a adaptação das centrais de forma que consiga atender à todos e aumentar o alcance de seus telefonemas, analisando o que está trazendo resultados ou não.

Como fazer um bom atendimento ao cliente

Pois então, já com todas as ferramentas disponíveis no mercado da tecnologia, é o papel da central de atendimento é se preocupar em fazer uso desses instrumentos e proporcionar um melhor atendimento ao cliente.

A agência terá conhecimento dos anseios dos consumidores a partir da comunicação entre eles e nada melhor que a velha e boa ferramenta de telefone para servir de canal comunicacional entre esses dois, não é mesmo?

Por isso, o bom atendimento é efetivo a partir do momento que a empresa cria métodos para satisfação do cliente, através de observações das conveniências dos seus públicos e tentar resolver os problemas juntamente com eles. Portanto, a obtenção dos softwares e plataformas nas centrais de atendimento resultaria em criação e melhoramento do relacionamento com os clientes.  

Vivemos numa época de grande avanço tecnológico e de informação. Mudança nos segmentos empresariais estão ocorrendo a todo momento e cabe às empresas se adaptarem com os recursos necessários. Após o entendimento da relevância do uso de recursos tecnológicos atualizados no cotidiano das organizações, é evidente o ganho retorno recebido por esse investimento.

Um bom atendimento leva a um bom relacionamento com o lead e prospect, que, consequentemente, ajuda na conversão em clientes e  fidelizações, ocasionando um aumento nas vendas.

Parece tão simples, então siga nossas dicas para aprimorar o atendimento ao cliente!

 

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