O Call tracking é uma tecnologia de rastreamento e gestão das ligações telefônicas que tem como um dos objetivos o aperfeiçoamento da estratégia de marketing das empresas.
Mas como as ligações geram insights para marketing? De que forma esse sistema funciona e por que está sendo, cada vez mais, um requisito para as empresas e agências que trabalham com o telefone? Continue esta leitura e entenda como usar o Call Tracking e porque você precisa desse sistema na sua estratégia de marketing.
Como funciona o Call Tracking
Um sistema de Call Tracking realiza o rastreamento, monitoramento e gestão de todas as ligações que a sua empresa recebe. Para fazer isso, o software normalmente tem o formato de um painel SaaS, que possibilita a visualização e gestão das chamadas.
O objetivo é extrair dados sobre as chamadas que possam ser visualizados em relatórios sobre e a origem das chamadas. Funciona assim: a sua empresa realiza a divulgação por meio de diferentes mídias online, como anúncios pagos (Google Ads, Facebook Ads, etc.), o Google Meu Negócio, o próprio site da companhia. Além de mídias offline, como outdoors, folders, ou outros suportes.
Em cada uma das campanhas é disponibilizado um número de telefone para que as pessoas interessadas entrem em contato. O Call Tracking funciona com a atribuição de números máscara às diferentes mídias. Ou seja, em vez de ter apenas um número divulgado, cada um dos anúncios recebe um número diferente.
Dessa forma, todas as ligações recebidas são processadas pelo sistema e são redirecionadas a um número da empresa. Assim, é possível saber qual campanha gerou mais ligações.
Com essa informação, os investimentos em marketing podem ser otimizados de acordo com a efetividade de cada campanha. Os benefícios também atingem a equipe de vendas, que, ao receber a chamada, já sabe qual a origem daquele lead.
Mas, com tantas ferramentas para aquisição de leads, como chatbots e formulários, será que é mesmo tão importante mensurar as ligações? O telefone tem realmente valor para o marketing das empresas, ou já é uma ferramenta ultrapassada?
No próximo tópico vamos falar um pouco sobre o papel do telefone nas estratégias de aquisição e seu grande poder de conversão. Vamos lá?
O poder do telefone na aquisição e conversão de leads
Hoje, as estratégias para a aquisição e conversão de leads são, para a maioria das empresas, centradas no marketing digital. A vantagem de adquirir clientes com mídias online, como os anúncios Google Ads, é a possibilidade de mensurar os resultados, formulando as abordagens de acordo com as que geram mais cliques e trazem mais leads.
Mas, por outro lado, você já parou para pensar que essas divulgações também geram ligações? Que elas também são mensuradas e consideradas na hora de definir estratégias de marketing?
O papel do telefone na comunicação entre empresas e clientes vem, novamente, tomando lugar central. Com a chegada da era voice first (essa tendência merece atenção!), o número de ligações realizadas para empresas demonstrou e continua demonstrando um crescimento considerável. Realizar uma ligação, com um smartphone sempre no bolso e de funcionalidades como o click to call, se tornou um dos meios mais fáceis de entrar em contato com uma empresa.
E ainda tem mais: além de ser fácil de entrar em contato, a negociação realizada pela voz tem inúmeros benefícios para o possível cliente, como: a instantaneidade da resposta, a possibilidade de resolver todas as suas dúvidas, obter informações e até mesmo contratar apenas com alguns minutos de conversa.
Por isso, o telefone é uma grande fonte de leads. Mas não apenas em números: é também uma grande fonte de boas oportunidades, ou seja, leads qualificados. Os leads que chegam pelo telefone normalmente já possuem determinado interesse em contratar o serviço ou comprar o produto oferecido. Nesse sentido, o instituto BIA/Kelsey realizou uma pesquisa e confirmou: os leads telefônicos convertem 15x mais do que os leads de formulário.
Considerando todas essas informações, ficou mais clara a necessidade de integrar o telefone às suas estratégias de marketing? Assim como as estratégias de aquisição digitais, o telefone também precisa ser mensurado, ter seu impacto nas vendas compreendido e aperfeiçoado para que a empresa consiga usar esse canal de comunicação para obter os ótimos resultados de aquisição e conversão que ele oferece.
Como usar Call Tracking nas estratégias de marketing?
Sabendo como funciona o Call Tracking e o poder das ligações, agora é hora de pensar em como usar isso para aperfeiçoar as suas estratégias de marketing.
Bom, primeiramente, saber qual campanha gera mais ligações possibilita o direcionamento eficiente do investimento em marketing. Então você deve investir mais nas campanhas que geram muitas ligações e menos nas que geram poucas, certo?
Não necessariamente. Uma das vantagens que alguns sistemas oferecem é a possibilidade de integração com outros sistemas, como CRMs e plataformas de gestão de leads. Isso permite que seja observada de perto, além da quantidade dos leads vindos do telefone, a qualidade dos leads que chegam por cada uma das campanhas.
Além disso, sistemas de Call Tracking normalmente desempenham funções que permitem extrair ainda mais do canal telefônico, como tecnologias de speech analytics. É um recurso que permite a visualização de dados de voz, essenciais para aperfeiçoar o atendimento e a abordagem estrategicamente definida para a divulgação.
Vamos ver um exemplo?
Seus lances no Google Ads podem ser programados para variar de acordo com o horário. Com o uso da tecnologia do Call Tracking e do speech analytics, você consegue visualizar uma métrica que informa o horário de pico das ligações. Com isso, é possível otimizar os investimentos dos ads, direcionado tanto de acordo com o anúncio que mais gera ligações tanto com o horário que os clientes mais costumam ligar.
Esse é só um dos benefícios que um sistema de Call Tracking traz para as estratégias de marketing. Se a sua empresa usa o telefone, não deixe de mensurar os dados que ele proporciona e integrá-lo às suas análises. Saiba mais sobre Call Tracking e veja como o canal telefônico da sua empresa vai se transformar em um pilar fundamental para suas ações de divulgação, captação e retenção.