Como aumentar a geração de leads para escolas e IES?

Quais são as estratégias da sua instituição de ensino para obter leads? Elas causam um aumento no número de leads sendo gerados?  

Se você quer entender quais métodos escolher para amplificar a obtenção de leads, este texto vai te ajudar a elaborar uma estratégia eficiente que levará a sua escola ou IES a conquistar cada vez mais leads.

Em primeiro lugar, é importante ter a noção de quais canais a sua IES está utilizando para obter leads, isto é, por meio de quais veículos sua empresa está aparecendo e despertando interesse nos possíveis alunos. Assim, é essencial que haja uma análise das campanhas de marketing ativas, para que os esforços possam ser direcionados àquelas que mais estão dando o retorno esperado.

Para ter esse direcionamento, é importante ter bem definido o público que se está buscando atingir. Tendo isso bem estabelecido, passamos a outro passo fundamental: a sua instituição precisa ter informações dos possíveis alunos que está atingindo. É necessário captar possíveis alunos que, quando bem qualificados e engajados, se tornarão adeptos à sua proposta de ensino e vão efetivamente realizar a matrícula. O que está sendo ressaltado, portanto, é que não basta direcionar a publicidade a determinado público, é também necessário transformar os resultados desta em dados que possam ser segmentados e analisados posteriormente.

Mas, afinal, o que tem a ver a análise da eficiência dos anúncios com o efetivo aumento no número de leads gerados? Bom, entender quais campanhas estão dando mais retorno ajuda a direcionar melhor os investimentos para cada uma. Nesse quesito, além do número de leads, outros indicadores também podem ser analisados, como o custo por lead e a taxa de conversão. Pensar com base em dados é claramente mais eficiente do que fazer chutes sobre como seus leads estão sendo obtidos, certo? Essa é a vantagem de ser uma instituição de ensino data-driven: ter evidentes as vantagens, desvantagens, resultados e erros das suas ações através de uma análise constante dos dados obtidos.

Além disso, é interessante explorar canais pouco utilizados para mensurar a qualidade do retorno que eles podem trazer. Expandir a geração de leads implica em, além de analisar as táticas atuais, encontrar novas e testá-las para entender como cada uma pode contribuir, orientando as melhores formas de investimento de acordo com o retorno recebido. Nessa lógica, você já parou para pensar na importância do telefone como canal de atendimento e prospecção de alunos da sua IES?

O papel do telefone na geração de leads

O telefone é um meio de comunicação que permanece nas rotinas de quaisquer empresas. É um canal fundamental pelo qual as instituições de ensino recebem contatos. Segundo uma pesquisa do Google, 70% das pessoas que buscam por um serviço realizam uma ligação diretamente da página de resultados. Além disso, em uma pesquisa realizada pela BIA/Kelsey, 65% das empresas respondentes afirmaram ser o telefone a fonte de leads mais qualificados. Esses dados comprovam que o telefone continua sendo uma ferramenta de fácil acesso e importantíssima para um possível aluno que queira tirar dúvidas sobre os cursos oferecidos, sobre a forma que a escola ou IES opera, consultar preços e outras informações.

Um possível aluno que fará o primeiro contato com a sua instituição de ensino muito provavelmente usará o telefone, e é nesta ligação que é importante captar seus dados. Assim, após esse contato inicial, é possível fazer um acompanhamento personalizado. Uma forma inteligente de captar dados é criar uma URA que direcione precisamente a obtenção de dados, podendo também registrar as informações de quem contatou para que a chamada possa ser retornada em um momento adequado. Assim, é possível ministrar as chamadas e o atendimento telefônico de forma produtiva, tendo inclusive controle sobre as ligações perdidas para que todas possam ser retornadas e você não perca nenhuma oportunidade de negócio.

Para que isso aconteça, não seria interessante ter um mapeamento completo das chamadas telefônicas? Esse é o papel do recurso tecnológico de Call Tracking.

Como monitorar, acompanhar e analisar as ligações

Ter um acompanhamento eficaz do canal telefônico da sua escola ou IES é essencial. Ligações carregam uma quantidade grande de informações, que vão desde o interesse de um possível cliente à satisfação daquele que já utiliza seu serviço. Porém, todas essas informações costumam não ser registradas em totalidade, pois é muito difícil processá-las totalmente apenas no momento da ligação. O atendimento via telefone é essencial para uma instituição de ensino, e poder monitorar os resultados relacionados às ligações é um grande diferencial competitivo.

Com um software de Call Tracking, essa dor pode ser resolvida, e seu processo será aperfeiçoado, colaborando com o aumento das suas vendas. Essa ferramenta possibilita a utilização de números-máscara para suas diferentes campanhas publicitárias, redes sociais e anúncios, podendo assim mensurar qual veículo está trazendo mais leads. Dessa forma, é possível direcionar os seus investimentos de forma inteligente e baseada em dados obtidos, conseguindo cada vez mais leads, explorando diferentes canais e medindo suas eficiências.

Além do rastreamento, algumas soluções de call tracking incluem funções que otimizam ainda mais o mapeamento do canal telefônico, como o monitoramento das chamadas em tempo real e após terminadas. Uma funcionalidade excelente é o uso de inteligência artificial, com a qual é possível definir se uma ligação foi ou não produtiva, quanto tempo o atendente e o cliente falaram, e integrar todos os dados gerados com diversos sistemas de análise de dados para melhorar o canal de atendimento da instituição de ensino.

Confira, agora, 4 dicas que preparamos para você ampliar a geração de leads da sua escola ou IES.

4 dicas que vão aumentar o número de leads da sua instituição de ensino:

Resumindo o que abordamos até agora, atente-se às 4 dicas que consideramos essenciais para ampliar a geração de leads e alcançar resultados excelentes na sua instituição de ensino:

1Encontre canais pouco utilizados: aumentar o número de leads implica em expandir e testar os métodos utilizados para alcançar possíveis clientes. Ter noção de quais canais estão atingindo os maiores resultados é essencial para direcionar investimentos, perceber se há algum sendo subutilizado e dessa forma não perder lucro.

2Participe de eventos: participar de eventos é uma ótima maneira de expandir a visibilidade da sua instituição de ensino. Nesse momento, apresentar propostas atrativas e completas que despertem nos alunos ou pais interesse pelo serviço oferecido é um passo primordial, mas disponibilizar um canal pelo qual eles possam tirar suas dúvidas e entender os detalhes, como o telefone, é o maior objetivo.

3Capte dados: conquistar o interesse dos alunos é apenas o primeiro passo. A partir do momento que existem clientes em potencial, é necessário ter um acompanhamento e uma tática para mantê-los nutridos e interessados. Para isso, é de suma importância captar dados (como e-mail, telefone, nome) para efetivamente convertê-lo em uma oportunidade. Após isso, é possível manter um contato e seguir o processo de venda da melhor forma.

4Use o telefone de forma inteligente: o telefone é um importante canal de comunicação entre os alunos e a sua escola ou IES. Portanto, é também de suma importância usá-lo de forma eficiente. Ter dados sobre as ligações, programar URAs, monitorar ligações perdidas e retorná-las é apenas o início da extração máxima desse recurso que se mantém primordial para os negócios.

Aumentar o número de leads obtidos implica em ter uma boa noção de quais canais têm maiores índices de geração. Consideramos o telefone um instrumento de grande relevância para instituições de ensino, devido à facilidade de contato e ao costume que pessoas que estão buscando esse tipo de serviço têm de ligar para entender melhor as propostas. Além disso, dar atenção ao telefone possibilita transformar o atendimento da empresa, aperfeiçoar o CRM e gerar dados proveitosos para um aumento considerável no número de leads obtidos.

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