Assistente virtual: o que é e quais são as vantagens para a sua empresa

Muitas vezes, para o sucesso dos seus negócios, você se encontra em situações de precisar criar um maior contato com os seus clientes. E para resolver isso, só a boa e velha central de atendimento não se faz de grande eficácia sem estar bem estruturada com as novas tecnologias. O empreendedorismo se mostra forte quando pensado em conjunto com as expectativas do mercado e, por isso, deve estar em alinhados às necessidades dos consumidores. É comum as empresas diminuírem seus custos para tentar proporcionar soluções onlines que façam um contato maior com seus públicos. Mas vamos encarar,  as suas ferramentas online estão sendo organizadas e utilizadas de maneira operativa ou você sente que precisa de algo a mais?!

Por isso, se você está se perguntando de que forma, juntamente com os recursos digitais já utilizados nos seus negócios, como softwares e plataformas, você pode melhorar seus métodos de relacionamento e propiciar o aumento das suas vendas, com economia de despesas, podemos ter uma ideia para você.

Se você possui vários recursos digitais dentro da empresa mas eles não estão trazendo resultados tão efetivos quando o esperado, talvez o que você precise é um representante  digital que auxilie a empresa a gerir o contato com seus clientes. A implantação de um sistema de assistência virtual nas mídias da empresa são importantes para acompanhar o cliente e auxiliar no processo de venda.

Assistente virtual soa como um termo novo para você?

Pois bem, mesmo não sendo um conceito atual, a assistência virtual está sendo aderida por diversas grandes empresas que estão criando espaço para essa tecnologia e chegando ao conhecimento no mercado.

Mas, por certo, o que é um assistente virtual?

Neste artigo vamos abordar o assunto, esclarecer dúvidas e propor soluções que melhor colaborem para as necessidades da sua empresa. Continue a leitura para saber mais.  

 O que é assistente virtual

Em poucas palavras, a assistente virtual é uma ferramenta digital que pode ser utilizada por empresas e implementada em seus sites com a finalidade de ajudar os usuários a realizarem tarefas, desde a busca por informações, pré-venda, soluções de problemas até auxílio pós-compra.

As funções desempenhadas pelo assistente virtual se baseiam na combinação de interfaces de aplicativos e processamento de dados liberados pelos leads que acessam o site.

Além disso, para um maior contato com os usuários, a assistência virtual possibilita o atendimento -em interação com softwares de inteligência de voz– por meio de mensagens escritas, imagens, gravações de áudio ou telefonemas, proporcionando uma maior satisfação ao cliente.

Vantagens da assistente virtual para a sua empresa

Ao utilizar a ferramenta de assistência virtual a empresa terá a ampliação do contato com seus usuários, gerindo dados de acesso, dúvidas e opiniões que possam ajudar na criação de estratégias ao atendimento ao cliente e vendas.

Justamente pela facilidade proporcionada pelos softwares de VDA’s (Virtual Digital Assistants) é que a ferramenta está se popularizando mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela firma de consultoria Gartner, foi demonstrado que 42% da população nos EUA e 32% no Reino Unido já estão fazendo uso desse dispositivo.

Tipos de assistente virtual

Com a popularização da ferramenta, suas utilidades se tornaram diversas e estão presentes no nosso dia-a-dia sem nem mesmo percebermos, principalmente quando se trata do uso de smartphones. Algumas dessas funções são:

  • Efetuação de compras e gerenciamento de pedidos através da plataforma online;
  • Reconhecimento de voz e estabelecimento de conversações
  • Rastreamento e mensuração de desempenhos através de voice analytics ;
  • Administrar lembretes, agendas, calendários e reuniões;
  • Informações, sugestões e alertas sobre notícias, promoções, vídeos, entre outras coisas.

|Assistente virtual: representante digital das empresas

Os sistemas inteligentes possuem a capacidade de conduzir conversas, processar problemas e recomendar soluções. Por isso, o uso do assistente virtual nas mídias digitais das empresas pode colaborar na relação da organização com os consumidores.

Os processos comunicacionais estão sendo cada vez mais pensados com o propósito de atender as necessidades dos clientes. E é exatamente por isso que sistemas de prestação de assistência virtual são vistos como representantes das empresas no âmbito digital. Para quem usa os sites para entrar em contato com o serviço ou produto disponibilizado pela empresa, os processos de busca se tornam muito mais facilitados a partir da acessibilidade dos VDA’s. Por esse motivo que a comunicação e o marketing digital da organização podem ser pensados em conjunto com os softwares de assistência digital. Afinal, é um recurso que já traz resultados para o mundo dos negócios e passou a ser agregado no processo de vendas com base na interação plataforma-cliente.

|Vantagens da assistente virtual para a sua empresa

> 1- Redução de custos: a assistência virtual é, também, uma área de atuação de um profissional de marketing digital. Por isso, é uma economia de custos para a empresa estabelecer um sistema que possibilita desempenhar funções similares a de um especialista evitando o gasto com contratação de novos funcionários e a burocratização das interações empregatícias. Assim, a implantação da VDA pode ser o caminho viável para muitas agências que querem  seguir o avanço do mercado sem ter que gastar muito.

> 2- Atendimento personalizado: um grande diferencial é também o atendimento constante e 24h realizado pelo sistema. Os softwares de assistência estão sempre disponíveis na realização de suas funções, trazendo maior satisfação ao usuário. Além disso, com dado na análise e rastreamento de dados, a plataforma criará uma abordagem personalizada para os assuntos tratados e problemas a serem resolvidos.

> 3- Maior agilidade para os clientes: sem precisar entrar em contato diretamente com um atendente, os clientes possuem liberdade em escolher os métodos de interação, se é por mensagem, gravação de áudio ou, também, ligações. Por isso, muitos consumidores optam pela escolha do produto ou serviço através da facilidade de acesso e buscam por sites que possam propiciar isso à eles.

 

|Tipos de assistente virtual

> 1- Assistente virtual para vendas: no passo-a-passo do processo de vendas pela internet, alguns clientes se encontram, em diversos momentos, em dificuldade em realizar o processo de compras. Surgem algumas dúvidas, buscam por mais informações e as vezes, quando não encontram todas as informações que buscavam, acabam desistindo de efetuar a compra. E é por isso que o assistente virtual tem seu papel no processo de vendas. Ele auxilia nas pesquisas, ajuda a encontrar o melhor serviço e na efetivação da venda.

> 2- Assistente virtual para ligação telefônica: com o recolhimento de informações e dados, o assistente virtual digital possui a competência de realizar ligações para deixar algum recado, apto a interagir com o usuário, efetuar gravações apoiando a estrutura de organização e aprimoramento do relacionamento com o cliente.

> 3- Assistente virtual para call center: a partir da inteligência de voz, os assistentes virtuais podem auxiliar no processo de analisar grandes dados que são escaneados de ligações. É por esse motivo que os call centers já estão pensando em adotar softwares de assistente virtual, tendo em mente seu potencial de examinar informações e trazer respostas aos consumidores.

Hoje, grandes empresas como a Google, Adobe e Apple já possuem reconhecimento no mercado pela utilização de plataforma de assistência digital. O uso de equipamentos como estes no cotidiano das empresas traz para as centrais de atendimento a praticidade da ferramenta e proporciona estar em constante contato com os clientes. Sem contar com o número de vendas realizadas por esse software.

Assim, como visto neste texto, a assistente virtual  está em constante aprimoramento e já apresentam vantagens para as empresas, principalmente em conjunto com outros aplicativos de inteligência artificial, com o propósito de dar suporte ao cliente.

 

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