Para diversos segmentos de negócios, um dos principais canais de conversão de clientes é o telefone, e um dos principais meios de divulgação dessas empresas são anúncios de Google Ads.
Por isso, é imprescindível mensurar este canal se você quer otimizar a performance das suas campanhas. O call tracking é uma solução digital que capta informações cruciais sobre ações de marketing em qualquer mídia que divulgue o telefone da empresa.
Você já pensou em usar call tracking para Ads?
Anunciar no Google é uma estratégia bastante comum para quase toda empresa que investe em comunicação e marketing. Afinal, é um canal bastante eficaz para atrair novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. Certo?
Sim. E não… Afinal, não adianta investir em Google Ads, se a campanha não atingir as pessoas realmente interessadas no produto ou serviço da empresa. Concorda?
Com o call tracking em campanhas de marketing digital você consegue descobrir quais palavras-chave convertem mais, conhece as objeções e as dores dos leads dos seus clientes e otimiza a verba para marketing, direcionando o orçamento para as mídias que trazem mais retorno de investimento.
Antes de mais nada: o que é call tracking?
Pois bem. O call tracking é um serviço de rastreamento de ligações telefônicas. Ele é capaz de monitorar os leads telefônicos gerados a partir de seus anúncios, campanhas, ações de marketing e daí por diante.
Basicamente, o serviço do software de call tracking funciona assim:
1 ❙ Você contrata uma empresa que disponibiliza um diferente número de telefone de fachada (o que chamamos de “número máscara”) para cada anúncio, com DDD ou DDI que você precisar;
2 ❙ Toda ligação telefônica realizada para esses números máscaras são automaticamente direcionadas para o telefone principal da empresa que contratou o serviço de call tracking;
3 ❙ O software identifica toda ligação originada a partir desses anúncios ou mídias com número de telefone call tracking (o número máscara) e fornece dados sobre os leads.
Até aqui já é bastante interessante usar call tracking para Google Ads. Concorda? Porque você pode verificar, por exemplo, quais palavras-chave estão entregando mais leads para uma campanha específica e, consequentemente, quais estão convertendo mais.
Mas existem plataformas de call tracking que fazem muito mais por você. Por exemplo: as conversas por telefone entre clientes e vendedores podem ser ouvidas, gravadas, digitalizadas (salvas em nuvem) e analisadas o quanto antes para incrementar o processo de vendas.
Ou podem ser ouvidas para incrementar e segmentar melhor suas ações de marketing e, desse modo, otimizar absurdamente o ROI de cada uma das suas campanhas.
O grande X da questão que o call tracking resolve pra você é: entregar leads telefônicos que convertem pelas mídias corretas e, assim, comprovar a qualidade dos seus esforços de marketing e obter mais orçamento com seus clientes, claro.
Entregar muitos cliques não é entregar lead, por isso um software de call tracking para Ads é mais do que importante nas suas campanhas de marketing.
Existem várias maneiras para utilizar o call tracking para Ads, e você vai defini-las conforme o objetivo da sua campanha. O mais comum para o marketing digital é direcionar as pessoas para uma página web onde contém mais informações sobre o produto ou serviço anunciado, junto com o telefone da empresa, claro.
❯ A plataforma de call tracking fornece para a URL de destino um script (“roteiro” seguido por sistemas computacionais que transformam informação em ação) que automaticamente troca o número convencional pelo número máscara, e também fornece parâmetros diferentes para cada anúncio da sua campanha de Google Ads.
❯ Portanto, para mensurar sua campanha de Ads, você precisa copiar a URL de destino (o endereço do site, por exemplo) para obter o script na plataforma de call tracking e depois inclui-la na sua página de web.
❯ Com o script incluso bem direitinho no site, chega a hora de você definir para cada anúncio diferente da sua campanha no Google Ads um parâmetro específico — também fornecido pela plataforma de call tracking.
É assim que o software reconhece as ligações originadas por anúncios diferentes no Ads. E é assim que você pode saber quais palavras-chave geram mais ligações que convertem. Afinal, nem todo clique é lead e nem todo lead é convertido. Conhecer os leads telefônicos é uma estratégia essencial para quem quer fornecer diferencial competitivo para seus clientes, comprovando que os esforços de marketing trazem resultados e inclusive informações riquíssimas para aumentar a conversão.