7 dicas de gerenciamento de tempo que todo vendedor deveria seguir

“Tempo é dinheiro”.

Essa expressão é muito conhecida no mundo dos negócios e para quem trabalha com vendas, muitas vezes, faltam horas no seu dia para realizar todas as tarefas, ligações e reuniões e isso acaba prejudicando seu desempenho e, consequentemente, diminuindo o número de vendas realizadas.

No entanto, não é a quantidade de horas trabalhadas que irá ditar sua performance no trabalho, mas sim a maneira como você está administrando seu tempo para cada tarefa do dia, e é exatamente isso que iremos abordar neste artigo.

Continue na leitura!

Por que trabalhar o gerenciamento de tempo?

Pequenas tarefas diárias de um vendedor consomem uma grande quantidade de tempo, deixando a agenda do profissional muito apertada para a realização de outras atividades. Esses afazeres, muitas vezes, podem ser facilmente resolvidos ou, até mesmo, otimizados sem grande esforço, tudo isso com o gerenciamento do seu tempo.

Longas horas trabalhadas nem sempre significam eficiência na realização das atividades, ter disciplina sobre seus afazeres é uma prática dos vendedores para obter sucesso no trabalho e alcançar maiores resultados.

Com o gerenciamento do tempo de suas atividades diárias é possível completar mais tarefas em um menor período de tempo, priorizar determinados afazeres e aumentar a qualidade do seu trabalho. Por exemplo, quando tratamos do ramo automobilístico, assim como em diversos outros ramos empresariais, organizar suas tarefas é crucial para que todas as responsabilidades sejam cumpridas e a falta de tempo não comprometa o desempenho das vendas.

Dicas de gerenciamento de tempo para vendedores

Não é uma tarefa fácil conseguir espaço para todos os afazeres nas horas de trabalho de um dia ou uma semana de quem trabalha com vendas, por isso, separamos algumas dicas para ajudar no gerenciamento do tempo.

1  Estabelecer prioridades nas tarefas: agende as tarefas do seu dia de acordo com sua importância, prazo de entrega e priorize aquelas de maior urgência. Isso é necessário para que não ocorra o desperdício de tempo em atividades que não trarão tanta importância para a vida profissional.

2 Saiba como você está gastando as horas do seu dia: para ser possível agendar e cumprir todas as tarefas diárias é necessário saber quanto tempo você demora para completar cada uma delas. Uma dica é listar as atividades desempenhadas no dia, assim você saberá se está gastando muito do seu tempo em tarefas que não são de tanta importância, além de perceber quais afazeres estão tomando mais tempo. Com essa dica fica fácil pensar em estratégias para economizar horas do seu dia, dessa forma, calculando o trabalho envolvido em cada tarefa.

3  Planeje as atividades diárias: passar para o papel todas as tarefas pendentes que deverão ser cumpridas é uma forma de manter a ordem sobre seus afazeres. Dessa forma, você sempre saberá realizar as tarefas de acordo com o previsto e conseguir encaixar todas as pendências a serem resolvidas no seu dia. Esse planejamento deve ser flexível para mudanças, já que os acontecimentos no dia podem interferir na rotina e por isso que a programação das atividades devem ser reajustáveis de acordo com os imprevistos. Existem algumas ferramentas que  podem te ajudar no planejamento como planners, organizadores de tarefas online ou aplicativos de organização.

4  Se concentre em uma tarefa por vez: estudos mostram que quando você desempenha mais de uma tarefa ao mesmo tempo, seu cérebro desacelera, perdendo 40% da produtividade. Por esse motivo, uma maneira de gerenciar seu tempo é dedicando total concentração para uma tarefa específica de cada vez, principalmente quando tratamos de venda, o profissional deve se mostrar atencioso e demonstrar uma abordagem única para cliente que busca o produto ou serviço que está à venda.

5  Mantenha as ligações curtas e vá até o ponto: se você utiliza do telefone nas suas atividades, uma sugestão é aprender através da análise dessas ligações quais são as dúvidas mais frequentes, quais as abordagens que mais satisfazem a pessoa que está do outro lado da linha e, o mais importante, seja breve. Tendo todas as informações sobre os prospects e clientes à disposição em algum relatório ou plataforma, as ligações não serão prolongadas e ajudarão na efetuação de novas vendas.

6 Utilize técnicas de concentração: a dificuldade de concentração total na realização de tarefas é algo que incomoda muitos vendedores e acaba por ser um vilão da alta produtividade. Existem diversas técnicas de concentração que podem ser utilizadas pelo profissional, dentre elas a Pomodoro. Essa técnica consiste em fazer intervalos de 5 minutos à cada 25 minutos de trabalho. Nesse tempo trabalhado, o vendedor terá 100% da sua atenção para aquela tarefa de maneira focada e eficiente e, ao final desse período, poderá recarregar suas energias e voltar renovado para os próximos 25 minutos de trabalho. Com a existência de diversas técnicas de concentração a sugestão é procurar a que melhor funcionará para você.

7  Utilize do no show para agilizar outras tarefas: nem sempre o vendedor consegue evitar que um prospect ou cliente falte uma reunião, mas e aí, o que fazer com esse tempo que vagou na sua agenda? Aproveite esse tempo para colocar em dia aquela tarefa pendente ou adiantar alguma outra atividade. Assim, você poderá aliviar sua agenda de compromissos e fazer as tarefas com mais calma e ainda tirar um descanso maior entre as atividades.

Com essas dicas de gerenciamento de tempo os vendedores não apenas conseguirão seguir uma rotina e cumprir prazos e metas como também aumentará a efetividade de seus serviços. E aí, já aplica alguma dessas dicas no seu dia a dia?  

 

Novo ebook

Vamos gerar mais leads telefônicos?

Baixe o material

Comentários

Atendimento e vendas PhoneTrack

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossas soluções.

0800 878 3246

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729, 5º andar
Itaim Bibi, 04538-133

11 3508-8004

Curitiba

Av. Candido de Abreu, 427, sala 1607
Centro Cívico, 80530-903

41 4042-6004

Rio de Janeiro

Rua Prof. Castilhos, 431, 7º andar
Campo Grande, 23045-060

21 3500-6962