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Como a gravação de ligações telefônicas pode auxiliar no dia-a-dia da sua empresa

De acordo com um antigo ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Como o telefone é um meio bastante comum de contato inicial entre consumidor e marca, é fundamental que essa primeira interação seja perfeita. E a elaboração do processo e o treinamento contínuo são essenciais para fornecer ao cliente a melhor experiência possível ao telefone.

Vale lembrar que por trás de cada ligação existe sempre um lead cheio de informações valiosas à empresa. Sendo assim, é importante que do outro lado exista um vendedor a postos, pronto para identificar essas informações e transformá-las em dados ao restante da empresa.

O recurso de gravação de ligações, existente em plataformas de call tracking, como o PhoneTrack, é muito poderoso e pode ser utilizado para diversas finalidades, como por exemplo, no auxílio ao vendedor citado acima. É fundamental que o time de atendimento ao cliente e gestores de vendas tenham acesso a esse tipo de ferramenta, que fornece, além da gravação, diversos indicadores de desempenho para equipes de alta performance.

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Conheça as cinco principais aplicações das gravações de ligações dentro de uma empresa:

1 | Qualificação do lead

Quantidade não quer dizer qualidade, especialmente quando se trata de leads telefônicos e campanhas de marketing. Cada campanha gera diversas ligações, que podem ou não resultar em vendas, e o melhor investimento em mídia é aquele que traz a melhor conversão e eficiência.

Com a gravação das ligações é possível avaliar o perfil dos leads por anúncio ou campanha, comparar o tempo médio de cada ligação (as melhores oportunidades geralmente estão nas ligações mais duradouras), além de identificar os horários de ligações dos leads quentes. Todos esses dados servirão para dimensionar o time de vendas e garantir que cada ligação auxilie numa melhor experiência de compra ao consumidor.

2 | Treinamento contínuo

O treinamento contínuo do time de vendas é mais importante do que nunca, uma vez que a competitividade e mudanças constantes ganham destaque nos mais diversos segmentos.

O aprendizado pode acontecer de diversas formas: entre colegas vendedores, em salas de aula, livros, blogs e também com a utilização das gravações das ligações de vendas. Nesse caso, elas podem ser separadas entre experiências boas e ruins, com o objetivo de entender o que deve e o que não deve ser feito durante o atendimento de um lead telefônico. Durante o período do treinamento é possível apresentar uma série de ligações de sucesso e outras de fracasso, demonstrando casos reais aos participantes da equipe e acelerando o processo de aprendizado.

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3 | Avaliação do vendedor

Outra aplicação para a gravação das chamadas telefônicas é na análise da qualidade do atendimento dos vendedores. Os gestores devem ouvir as ligações e avaliar o desempenho de cada atendimento.

É comum um time de vendas possuir deficiências em diferentes momentos da ligação, como na saudação do início da conversa, durante a explicação sobre o produto ou serviço, no esclarecimento das dúvidas, ou no momento da conversão do lead em questão.

É tarefa do gestor avaliar as ligações e auxiliar no desenvolvimento do seu time.

Para auxiliar nessa tarefa, o PhoneTrack permite, por exemplo, que o gestor classifique cada uma das ligações por meio de etiquetas personalizadas e extraia relatórios de tempos em tempos, facilitando no processo de avaliação.

4 | Detalhes da negociação

Informações compartilhadas ou detalhes combinados durante uma negociação telefônica são comumente esquecidos caso não sejam anotados ou registrados de alguma forma, o que pode gerar diversos problemas aos negociadores.

Nesses casos é essencial possuir uma ferramenta que possibilite o fácil acesso às ligações gravadas. Assim como o vendedor precisa saber os detalhes do que foi falado, o cliente pode solicitar algum tipo de comprovação do que foi acordado.

Com a gravação das ligações é possível acessar tudo o que foi falado por ambas as partes e recuperar as informações, caso seja necessário.

5 | Segurança

Gravar uma ligação de vendas ou um atendimento pode ser decisivo em momentos críticos, como numa ação judicial, por exemplo, onde cada chamada pode ser uma prova de grande valor. No caso de ameaças, calúnia ou difamação, também é possível recorrer à gravação como prova.

São diversas as aplicações das gravações das ligações numa empresa. Procuramos, com esse artigo, demonstrar a importância delas e informá-lo sobre o quanto podem ser úteis no dia-a-dia do seu negócio.

Com o PhoneTrack é possível gravar as ligações da empresa de forma ilimitada e transparente. E o melhor, tudo isso pode ser feito com apenas um clique dentro de nossa plataforma. Entre em contato conosco, solicite uma demonstração e descubra todo o potencial desse importante recurso.

Postado  em  28/07/2017

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