lead telefônico

A era dos formulários eletrônicos acabou e isso é ótimo para o seu negócio

Formulários online são reconhecidos como uma das boas ferramentas existentes para a captação de leads, e foram, ao longo de anos, trabalhados por equipes de marketing que tentaram diversos truques para melhorá-los e fazer com que fossem mais preenchidos pelos usuários:

Criar promoções interessantes: estivemos lá.
Reduzir campos para aumentar as conversões: fizemos isso.
Gastar dias otimizando landing pages: notícia velha.

Mas, por que gastar tanta energia para conseguir mais leads e oportunidades online?

Formulários são péssimos quando utilizados em celulares e, em muitos casos, o usuário não se sente confortável ao compartilhar informações na internet que serão utilizadas apenas para receber um atendimento atrasado e, possivelmente, em um momento inconveniente.

mobilead14

Tendo em vista esse cenário, as equipes de marketing finalmente estão migrando para “novas ideias”, e essas novas ideias são as ligações telefônicas.

Nos dias de hoje, onde é possível transferir-se de uma experiência digital para uma ligação telefônica com um simples toque dos dedos, os clientes estão ligando mais do que nunca para as empresas. De acordo com o Instituto norte-americano BIA/Kelsey, mais de 160 bilhões de ligações serão realizadas de clientes para empresas em 2019.

Além do crescimento de ligações, leads gerados por telefone são mais interessantes para empresas do que os gerados online. Equipes de marketing têm notado que as conversões são mais efetivas quando a simples opção de efetuar uma ligação conecta sua empresa a seus clientes.

Confira abaixo nove motivos que têm levado equipes de Marketing a valorizar mais ligações telefônicas do que leads online:

1. Taxa de resposta

Quando analisamos a taxa de resposta de leads online e leads telefônicos, percebemos que não há comparação. Ligações telefônicas possuem 100% de resposta, enquanto, de acordo com uma pesquisa do InsideSales, cerca que 71% dos leads online nunca são recebidos. 100% contra 29% de aproveitamento – o que você prefere?

2. Formulários de leads são preenchidos com informações falsas

De acordo com o reporte de marketing de 2016 da Dun&Bradstreet, dados de marketing B2B são altamente questionáveis. Cerca de 62% deles possuem informações faltantes, como o número de telefone, por exemplo. Leads B2C possuem o mesmo problema. Por mais que certos dados sejam de preenchimento obrigatório, não é raro esbarrar em um CPF inventado.

Ligações telefônicas garantem um canal direto com seu consumidor, e ainda possibilitam, por meio da mensuração de campanhas, analisar de onde veio seu cliente, revelando dados inovadores e conclusivos sobre seu mercado de atuação.

3. Qualidade dos leads

Não queremos ser tendenciosos, mas a qualidade dos leads telefônicos é muito melhor do que a de formulários online. Clientes que ligam para a sua empresa geralmente estão motivados a fazer negócio. De acordo com dados da Invoca, leads telefônicos convertem dez vezes mais do que aqueles gerados online.

4. Tempo de resposta

Chamadas telefônicas possuem o benefício do imediatismo. Formulários de contato possuem dez vezes menos conversões, cinco minutos após o contato realizado – e isso é um grande desperdício de oportunidades apenas pela falta de agilidade no processo.

5. Ticket médio

De acordo com dados dos nossos próprios clientes, negócios por telefone tendem a ser mais lucrativos do que oportunidades online. Isso ocorre pois, em uma ligação, sua equipe de venda está preparada para sanar dúvidas e negociar melhores condições, gerando melhores oportunidades de negócio.

O mesmo dado é confirmado pela WorldStream, que garante que ligações telefônicas são três vezes mais valiosas do que cliques online.

6. Mobile Friendly

O que você acha mais confortável: preencher longos formulários usando seu smartphone ou realizar uma breve ligação? Ligações telefônicas estão crescendo junto com o uso de dispositivos móveis. Isso porque elas são mais fáceis e convenientes para os objetivos dos seus clientes. 70% dos clientes ligam diretamente para empresas a fim de realizar negócios.

7. Personalização

Existem diversos estudos sobre o marketing direcionado, porém, por algum motivo, as interações digitais personalizadas perdem pontos.

Diversas vezes somos surpreendidos por e-mails direcionados a outras empresas ou somos nutridos por informações de produtos ou serviços que já adquirimos.

É preciso se preocupar ao máximo em proporcionar interações efetivas e promissoras aos clientes, e isso significa, principalmente, não deixar de lado as ligações telefônicas. O que existe de mais pessoal do que uma ligação? Além disso, dados extraídos pelo telefone garantem que as conversões online e offline sejam mais efetivas.

8. Fácil análise e rastreamento

Ligações telefônicas não necessariamente possuem mais rastreamento do que formulários online, porém, são responsáveis por um elo muito mais forte entre cliente e empresa.

A análise das ligações telefônicas proporciona dados precisos sobre o seu cliente e eles podem ser avaliados a qualquer momento pela sua equipe de vendas.

9. Otimização da equipe e dos processos

Você pode pensar que gerenciar ligações telefônicas irá demandar muitos recursos da sua empresa, especialmente quando comparado com a gestão de leads online. A verdade é que gestão, nutrição e tentativa de contato de um lead online toma muito mais energia da sua equipe, mesmo utilizando plataformas de automação de marketing.

mobilead14

Ligações telefônicas precisam de agentes para atendê-las e realizá-las, e nada é mais motivador para um vendedor do que atender um cliente pronto para realizar negócios. Além disso, com uma plataforma de inteligência telefônica com o PhoneTrack, é possível alinhar o atendimento, melhorar seu time de vendas e direcionar ligações para vendedores e equipes específicas, que converterão com mais facilidade leads qualificados.

Formulários de contato online estiveram durante muito tempo no topo dos processos de geração de leads, porém, com a rápida evolução da jornada de clientes, as chamadas telefônicas voltaram a ter uma importância chave no processo de vendas, e não devem ser, de forma alguma, desperdiçadas.

Postado  em  21/06/2017

Call tracking inteligente

Integração entre plataformas

Monitoramento do time de vendas

Relatórios de acompanhamento

Ferramentas para gestão de equipes

Recuperaçao de ligaçoes perdidas

Gravação de ligações

Indicadores de desempenho

Mensuração de campanhas

Conheça o PhoneTrack, uma solução inovadora de gestão e monitoramento de ligações telefônicas.


Comentários

Atendimento e vendas PhoneTrack

Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre nossas soluções.

0800 878 3246

São Paulo

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3729, 5º andar
Itaim Bibi, 04538-133

11 3508-8004

Curitiba

Av. Candido de Abreu, 427, sala 1607
Centro Cívico, 80530-903

41 4042-6004

Rio de Janeiro

Rua Prof. Castilhos, 431, 7º andar
Campo Grande, 23045-060

21 3500-6962