Artigo 6 - Venda por telefone - Blog

A arte de vender pelo telefone

Entender como realizar um bom atendimento telefônico é um fator decisivo na hora de ganhar ou perder um cliente, e dominar a técnica dessa forma de comunicação pode ser a chave do sucesso do seu negócio.

Conheça alguns fatores determinantes para um bom atendimento telefônico:

Tom de voz adequado
O volume e a entonação da voz são importantes para passar mensagens explícitas durante a conversa, garantindo assim o entendimento da mensagem.

Ritmo e confiança
Falar na velocidade certa é um fator determinante nesse tipo de negociação. Assim como o ritmo, a velocidade deve variar de acordo com a capacidade de entendimento do outro lado. Lembre-se: o objetivo é garantir que a outra parte entenda e respeite você.

Clareza (dicção)
Ser entendido por pessoas com sotaques e repertórios diferentes é um grande desafio. Por isso, falar com clareza e de forma limpa pode evitar mal-entendidos e estreitar o vínculo entre vendedor e cliente, aumentando assim a chance de fechar um negócio.

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Vocabulário
Adequar o vocabulário de acordo com o perfil do cliente é de extrema importância para a conquista da confiança e para o seu convencimento, uma vez que as pessoas não costumam confiar naquilo que não entendem. Por isso, nem sempre jargões do segmento ou termos técnicos devem utilizados.

Saber ouvir
Essa dica funciona em qualquer situação, seja durante uma chamada telefônica ou não. Mas no processo de vendas pelo telefone, a boa comunicação depende principalmente de que cada parte respeite a outra, e de que haja equilíbrio entre falar e ouvir. Cuidados como: evitar interromper o outro, ser claro, direto e saber ouvir, podem ser tão importantes quanto o discurso de vendas.

Sinceridade
Quando não há a possibilidade de convencimento cara-a-cara, fica muito mais difícil despertar empatia e criar vínculos emocionais. Sendo a voz sua única ferramenta, a conquista da confiança é baseada na sinceridade. Se precisar pedir para a outra parte repetir o que foi falado, não tem problema. O importante é que ambos se expressem e sejam compreendidos plenamente.

Preparo e informação
Conhecimento sobre o cliente e o objeto da negociação são essenciais para o sucesso da venda. No telefone, as chances de convencimento são poucas e não podem ser desperdiçadas. Estar preparado e bem informado são requisitos obrigatórios antes de qualquer ligação.

Após conhecer esses fatores, fica a pergunta: como saber se a técnica e a desenvoltura de uma equipe de vendas durante um atendimento telefônico são ideais? A melhor forma de se fazer isso é por meio do monitoramento das ligações.

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O monitoramento é essencial para a boa gestão e o desenvolvimento de equipes de venda de alta performance, onde indicadores de desempenho podem determinar a direção e a velocidade do time comercial.

Durante o monitoramento, cada ligação recebida é transformada em dados, e esses, acompanhados continuamente venda a venda. Os fatores anteriormente citados devem ser avaliados pelos gestores de forma minuciosa, como um processo de qualificação contínua.

O PhoneTrack permite que cada ligação seja gravada e monitorada pelo vendedor e pelo gestor, tão logo ela aconteça, permitindo que os pontos fortes sejam destacados e os fracos, corrigidos.

Quer saber mais sobre o PhoneTrack e sobre como ele pode auxiliá-lo a realizar o monitoramento das ligações da sua equipe? Clique aqui e solicite uma demonstração do produto.

Postado  em  06/06/2017

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